quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

De Volta ao Rio: fim da viagem 2009-2010!

Chegamos ao Rio! Depois de 3h45 na estrada, vindos de Visconde de Mauá, retornamos à nossa cidade, ponto de partida das férias 2009-2010. Saímos no dia 29 de dezembro de 2009, em direção à Presidente Prudente (SP). De lá, partimos para Miranda (MS). Passamos lá o ano novo. Depois, seguimos para Bonito (MS), uma rápida parada em Três Lagoas (MS), depois Brotas (SP), Visconde de Mauá (RJ-MG) e finalmente Rio!

Foram 16 dias, seis cidades e três estados!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Maromba!





































































































































































































































Destinamos nosso terceiro dia em Visconde de Mauá para a vila da maromba. É a terceira, após maringá. Logo que chegamos, eu, dudu e leo fizemos uma incursão pela calha do rio preto (que forma a cachoeira-escorrega da maromba), subindo a sua margem. Dudu e eu fomos até onde a trilha permitia. Tiramos umas fotos e, quando voltamos pela estrada acima da calha do rio, fomos surpreendidos: priscila e leo não estavam próximo ao lago da cachoeira. Voltei para a trilha e encontrei-os. Priscila disse que também queria fazer a trilha com a gente, pois ficou cansada de nos esperar lá na área do lago da cachoeira da maromba. Mas eu acho que o motivo foi outro, he! he! he!...

Depois do "susto" da mamãe priscila, ficamos mergulhando no lago da maromba, observando a galera que escorregava pela imensa formação rochosa que forma a cachoeira. Leo experimentou o "escorrega" duas vezes. Até eu, após anos (acho que em 1993), escorreguei novamente pela maromba.

Para variar, voltamos a "bar do pastel", em maringá rj, para "almoçar" às 4 horas da tarde.

Visconde de Mauá parece nossa: está agradável, vazia, sem os tumultos do carnaval, da semana santa e outros feriados prolongados. A região está uma delícia! Nunca tínhamos experimentado Mauá nesse ambiente. As três vezes anteriores em que estivemos por aqui foram duas semanas santas, em 2002 e 2008, e um ano novo, o de 2005-2006.

Está chovendo nesse momento em maringa mg-rj (19h). Daqui a pouco, vamos sair para curtir a última noite das nossas férias em Visconde de Mauá!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Relax nas cachoeiras do Alcantilado!









































































































































Tiramos o dia em Visconde de Mauá para relaxar... Acordamos quase 10 horas e, após um supercafé da manhã aqui na pousada vale das hortênsias, partimos para a região do vale do alcantilado, localizado no lado mineiro de visconde de mauá.

Relaxamos um pouco no poço da areia, na cachoeira do açude e na cachoeira das muralhas. Depois, claro, como todas as vezes que vamos ao alcantilado, nos deliciamos com os pastéis do restaurante que fica no pé da trilha que leva às cachoeiras. Aliás, essa região é o nosso "parque das cachoeiras", com cascatas que não devem nada às da região de Bonito.

Demos um pulo até a vila de maromba e depois ficamos andando pelo centro de maringa rj-mg, apreciando os artesanatos das lojas, comprando incensos, admirando a vila de maringá, comtemplando a beleza do rio negro (que faz a divisa de rj-mg), tomando um café...

Agora vamos tomar um banho da hidro do quarto da pousada... depois vamos comer algo no centro de maringá rj-mg.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

de Brotas a Visconde de Mauá: nove horas, fim de viagem!


Estamos em Visconde de Mauá, nossa última parada nessas férias. Após nove horas de estrada, deixamos Brotas para trás e chegamos a visconde de mauá, região serrana na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estamos na vila de maringá minas, na pousada vale das hortênsias.

Vamos comer algo por aqui mesmo em maringá minas. Amanhã vamos dar umas voltas pela região.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Brotas: areia que canta e cachoeira




























































































Acordamos tarde nesse domingo, 10 de janeiro. Resultado: perdemos o café da manhã na pousada vivendas da cachoeira, onde estamos hospedados aqui em Brotas. Partimos, então, para a casa do pão, uma loja bacaninha localizada no centro, pertinho da pousada para fazer o breakfast.

Partimos em seguida para a fazenda Areias que Canta, nomeada assim por causa da fonte de água doce e transparente, cuja areia "canta". Esse "canto" é produzido pela fricção da areia, cujos grãos são feitos de quartzo. Ao esfregá-la nas mãos, a areia produz um som parecido com o da cuíca, tradicional instrumento tocado por sambistas.

Após conhecermos a areia que canta, encaramos uma pequena trilha até a cachoeira da fazenda. Uns mergulhos e algumas fotos depois, partimos em direção ao centro de Brotas e fomos surpreendidos pela cena: vários galhos e árvores caídos e muitas folhas nas ruas. Um temporal atingiu o centro e espantou a turistada! E nós lá na cachoeira se divertindo...

Após o almoço no restaurante Malagueta, demos uma volta no parque do salto, onde está a represa de Brotas, e a ponte suspensa, erguida sobre o rio jacaré.

Hoje a noite vamos a um restaurante italiano localizado aqui no centro. Parece que lá tem umas pizzas bem gostosas...

Amanhã partiremos para Visconde de Mauá, região serrana do Rio-Minas, nossa última parada nessas férias 2009-2010.