quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

De Floripa a Urubici









Saímos de floripa no dia 2 de janeiro debaixo de chuva. O nosso destino era Urubuci, na serra catarinense. O tempo de viagem que deveria ser de duas horas e meia foi de três horas e meia, por causa das chuvas, que teimavam em cair em boa parte do estado de SC.

Chegamos em Urubici por volta de 14h45. Passamos batido pelo centro da pequena cidade serrana e continuamos na SC 282 até o km 44, onde está localizada a pousada pedra preta, onde estamos.

Urubici é uma pequena cidade, mas cheia de atrativos para que aprecia ecoaventuras e é fã do turismo rural. São várias cachoeiras, trilhas, mirantes, grutas, rios, serras, morros, inscrições rupestres com mais 4 mil anos, canions e um parque nacional, o de São Joaquim, nome do município ao lado. As duas cidades disputam o título de cidade mais fria do Brasil. No inverno, a neve cai em toda a região e a temperatura chega a 8 graus negativos.

Após sermos recepcionados pela Carol e pelo Beto (os proprietários), fomos levados até o nosso chalé (um dos mais altos da grande área da pousada, localizada a 1.800 metros de altitude), pela assistente da pousada, a Jocilene. É um chalé bastante confortável para quatro pessoas: dois quartos (sendo um, onde estão os meninos, está localizado numa espécie de mezanino do chalé), banheiro e uma sala-cozinha.

Como não havíamos almoçado (estávamos apenas à base de amendoim e batatas fritas numa parada que fizemos na cidade de Alfredo Wagner, fomos procurar algo decente para comer no centro da cidade. Pelo adiantado da hora (cerca de 16h30), não achamos nenhum restaurante ainda aberto servindo refeições. O jeito era apelar para um lanche rápido. Escolhemos a Vó Maris, um panificadora localizada na rua central da cidade. Escolhemos pastel e sanduíche de queijo e queijo-presunto.

De volta à pousada (ela fica distante uns 15 minutos do centro), eu e Priscila dormimos um pouco, enquanto Leo via tevê e Dudu brincava com os 3 cães da pousada. Acordamos às 19h e nos arrumamos para deliciar um delicioso jantar preparado pela Jocilene, já pensando nos passeios que faríamos no dia seguinte.

Nenhum comentário: