quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Desbravando Urubici, parte 2 (final): 'Natural Mystic' na cachoeira do avencal

No domingo, 4/1, partimos de manhã para fazer a trilha da cachoeira do avencal por baixo. A trilha segue por dentro de um canion e vai dar num imenso paredão circular onde cai as águas da cachoeira. É uma trilha que merece toda a atenção, pois passa por trechos de mata fechada e de pedras, algumas bastante escorregadias por causa da umidade.
Chegamos até a queda d'água em cerca de 30 minutos, pois o caminho deve ser feito bem devagar e com muita calma. Mas vale a pena: o visual é impressionante e o local é uma espécie de altar sagrado da natureza, onde habitam os espíritos da água, da terra, do vento e das matas. E se você observar com atenção irá ver e sentir muito mais coisas. Como diz Bob Marley em 'Natural Mystic': "Existe um mistério natural indo com o vento; se vc escutar com atenção, vc sentirá..."

Da trilha da avencal, seguimos novamente para o morro da igreja. O tempo estava mais firme e esperávamos conseguir ver o visual da região mais alta de Urubici. chegamos lá e a área estava encoberta e ventava muito. No termômetro, a marca era de sete graus! Estávamos 'congelando' e resolvemos voltar para o carro. Estávamos quase desistindo, quando o tempo deu uma melhorada: o céu abriu e o sol deu o ar da sua graça! De repente, escondido da neblina, surge a pedra furada e um dos mais bonitos visuais da região! Aproveitamos para filmar e tirar umas fotos, pois sentíamos que o tempo não ia ficar mesmo firme por muito tempo.

A fome apertou quando saímos do morro da igreja e resolvemos 'bater ponto' na vó maris, a panificadora mais famosa e simpática de Urubici. Após o lanche, voltamos rapidamente às inscrições rupestres para tirar mais fotos do guardião do futuro e do desenho que, segundo os arqueólogos, representa a mãe terra, o espírito feminino. De lá, seguimos pela serra em direção a São Joaquim para conhecer a cidade e a vinícola Villa Francioni, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Passamos batido por São Joaquim e chegamos até a vinícola, infelizmente, uma hora e meia atrasados: o horário de visitação encerrou-se às 15h30.

Bem, essas foram as nossas atividades nesse domingo, 4 de janeiro de 2009, em Urubici. Gostamos muito da cidade e pretendemos voltar para conhecer os outros pontos turísticos da região, como o rio canoas, o canion do espraiado e as cavernas rio dos bugres. Bye, bye, Urubici! Próxima parada: Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: