sábado, 10 de janeiro de 2009

Parque do Caracol: vencendo a escada dos mil degraus!






























Acordamos hoje dispostos a ir até o parque do caracol, uma imensa área verde nas cercanias do centro da canela, onde está localizada a cachoeira que desce vários metros de uma plataforma até um vão que dá continuidade ao rio caracol. Saímos da pousada, mais uma vez, debaixo de chuva.

Ao chegarmos ao parque, fomos ver a cachoeira pela torre de observação. O visual lá de cima é bem impressionante, pois dá para ver a cachoeira, a floresta que a circunda e o rio que a forma.

Depois, fomos direto para a escada dos mil degraus (927, mais precisamente). A descida é fácil, mas a subida...

Começamos a descer bem devagar e com cuidado, pois com a chuva os degraus estavam um pouco escorregadios. Priscila, Dudu e Leo observavam as pessoas que estavam subindo e percebiam nelas um ar de esforço muito grande. Conseguimos descer até a base da cachoeira em cerca de 27 minutos. Agora, a expectativa era a subida...


Começamos a subir com calma. Mas quando os meninos viram que a coisa não era tão feia assim, eles se soltaram e começaram a subir de dois em dois degraus, enquanto eu e Priscila mantínhamos um ritmo mais calmo. Por incrível que pareça, conseguimos subir em 21 minutos! Me senti mais resistente do que em 2001, quando desci a escada pela primeira vez. Subi com mais calma, sem pressa, sabendo que ia alcançar o topo da escada. Essa escada é um grande exercício de perseverança. Devagar, e com confiança, se vai ao topo!


Depois de dar uma volta no parque, fomos conhecer o castelinho do caracol. Uma construção de 1915 que pertenceu ao casal de descendentes alemães Pedro Carlos e Luiza Sommer Franzen. Lá, nos deliciamos com o apfelstrudel, a traidional torta de maçã feita com a receita tradicional alemã.


Em seguida, partimos para o Alpen Park para assistir à sessão 4D de cinema. Assistimos aos dois filmes (as animações 'a ilha perdida' e 'o nascimento da vida'). A sensação é impressionante! É como se vc estivesse dentro do filme. E os efeitos especiais da sala incluem jatos de água, sopros de vento e tremedeiras nas poltronas.


Bem, agora à noite vamos jantar em Gramado, num restaurante que serve sopa no pão. Amanhã vamos conhecer o templo budista de Três Coroas, a 25 km de Canela.

Nenhum comentário: